Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-graduação em Zootecnia

Área do conteúdo

Egressos – UFC

Os Egressos formados na Unidade Fortaleza podem ser acompanhado a partir do Portal de egressos da UFC, lançado em 2019. O Portal de egresso é um programa institucional da UFC e tem como objetivo preservar o relacionamento entre a instituição e seus egressos sejam eles de graduação ou pós-graduação.

A segunda forma de acompanhamento dos egressos do PPGZ é conduzida diretamente pelo Programa e é realizado mediante a atualização de seus dados cadastrais junto à Secretaria do Programa (UFC-Fortaleza e UFPB- Areia) e manutenção de um banco de dados para geração de informações relativas ao perfil egresso. Neste sentido vamos fazer uma abordagem rápida acerca da importância histórica regional do PDIZ que o caracterizou como tradicional núcleo formador de recursos humanos na área de Zootecnia no Nordeste.

Para elaboração de um banco de dados com vista a acompanhar a trajetória dos egressos foi instituído em 2020 uma ampla pesquisa com todos os egressos. Além dessa busca por informações atualizadas dos egressos, o PPGZ permanecerá na busca constantemente de valorizar e reconhecer os profissionais formados no PPGZ por meio da sua participação em seminários, debates, encontros, e outros eventos vivenciais que proporcionem espaços de reflexão crítica perante a comunidade acadêmica.

Desde a criação do PDIZ no ano 2000 até dezembro de 2020 onde houve a aprovação da fusão, foram produzidas 432 teses. Estes dados ajudam a dimensionar e ilustrar a relevância do PPGZ para a construção do conhecimento científico e tecnológico do País. Dessa forma, o PPGZ continuará na missão do estamento universitário do Brasil e, em especial, da região Nordeste pela qualidade na formação de recursos humanos que disponibiliza para a sociedade, expresso pelo excelente desempenho de suas funções profissionais, tanto no campo da pesquisa quanto no campo do ensino.

Os dados de levantamento revelam que muitos dos egressos do doutorado (PDIZ) seguiram na carreira acadêmica (docência) e alguns já se encontram trabalhando como pesquisadores em instituições públicas ou privadas de pesquisa e/ou extensão.

 

Cumpre salientar a variabilidade na distribuição geográfica dos egressos após sua formação em nível de doutorado. Estes atualmente se distribuem em 20 estados brasileiros, demonstrando a contribuição acadêmica em âmbito regional e nacional. Por fim o Programa cumpre também o seu papel acerca da internacionalização através de egressos residentes e atuantes nos EUA, Mexico e Colômbia. Tal distribuição geográfica demostra a importância do Programa em âmbito regional , nacional e internacional da inserção dos egressos  em diversas  locais do mundo.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo