Caras(os) Sras(s) Coordenadoras(es),
Após ajustes e atualizações por demandas da comunidade, a PRPPG reabre o Sistema de Acompanhamento de Pós-Graduandos (SAP) para o envio de relatórios de atividades de todos os pós-graduandos, bolsistas ou não. O calendário e instruções para preenchimento dos relatórios estão disponíveis no link http://prppg.ufc.br/pt/
Também na página inicial da PRPPG, o ícone SAP, ao lado direito da tela, permite acessar diretamente o sistema para preenchimento de relatório http://sysprppg.ufc.br/
Na página de entrada do SAP, há novamente um link para um arquivo pdf com informações e instruções.
O fluxo de preenchimento é o seguinte:
1) os alunos enviam os relatórios a seus orientadores. Havendo ajustes, os orientadores podem devolvê-los aos alunos.
2) Finalizado o relatório, com a anuência definitiva do orientador, este deve ser enviado a comissão de bolsas, acompanhado de um parecer do orientador.
3) A comissão de bolsas, presidida pelo coordenador do curso de pós-graduação, envia o relatório à PRPPG, acompanhado dos pareceres do orientador e do parecer (favorável/desfavorável) da própria comissão.
Nesta versão do relatório, todos os alunos de pós-graduação devem preencher informações sobre atividades desenvolvidas no ano de 2017 e no primeiro semestre de 2018. Os alunos que ingressaram em 2017.2 ou 2018.1 relatam, obviamente, apenas as atividades realizadas desde então. Apenas um relatório será gerado para todo o período.
Cabe reforçar alguns aspectos conceituais do SAP, a saber:
1) todos os alunos de pós-graduação devem preencher os relatórios;
2) parte do preenchimento envolve responder a um questionário marcando opções previamente definidas. Está é a parte objetiva, da qual pretendemos extrair vários dados quantitativos sobre o sistema inteiro de pós-graduação. Portanto, esta é a razão de estendermos a obrigatoriedade do preenchimento a todos os pós-graduandos;
3) outras partes do relatório devem ser preenchidas livremente com informações qualitativas das diversas atividades acadêmicas;
4) essas atividades foram separadas em abas, abrangendo disciplinas, pesquisa de campo ou em laboratório, publicações, participação em eventos, ações de formação docente ou divulgação científica, inovação tecnológica, entre outras;
5) em uma das abas, incluímos informações sobre proficiência em língua inglesa e mobilidade acadêmica, itens fundamentais para mensurarmos o grau de internacionalização na formação dos pós-graduandos.
6) por fim, o SAP conta com abas sobre auto-avaliação e avaliação do PPG, por parte do aluno, quanto a diversos aspectos. O pós-graduando deve informar pontos fortes e pontos a melhorar no PPG segundo sua avaliação.
7) a critério do aluno ou do orientador, há a possibilidade de upload de arquivos relacionados às atividades descritas (artigos, comunicações, certificados, resumos, projetos de pesquisa, entre outros).
Esperamos contar com a participação expressiva de todos os coordenadores, orientadores e alunos nesse processo que, além de constituir instrumentos de controle externo, permitirá a todos traçar um instantâneo da pós-graduação na UFC.
Estaremos a postos para dirimir dúvidas sobre esse novo processo.
Cordialmente,
Jorge Lira
Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação
Coordenadoria de Recursos Humanos
PRPPG