Egressos PPGZ
EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA- REDE UFC-UFPB
Os Egressos formados na Unidade Fortaleza podem ser acompanhado a partir do Portal de egressos da UFC, lançado em 2019. O Portal de egresso é um programa institucional da UFC e tem como objetivo preservar o relacionamento entre a instituição e seus egressos sejam eles de graduação ou pós-graduação.
A segunda forma de acompanhamento dos egressos do PPGZ é conduzida diretamente pelo Programa e é realizado mediante a atualização de seus dados cadastrais junto à Secretaria do Programa (UFC-Fortaleza e UFPB- Areia) e manutenção de um banco de dados para geração de informações relativas ao perfil egresso. Neste sentido vamos fazer uma abordagem rápida acerca da importância histórica regional do PDIZ que o caracterizou como tradicional núcleo formador de recursos humanos na área de Zootecnia no Nordeste.
Para elaboração de um banco de dados com vista a acompanhar a trajetória dos egressos foi instituído em 2020 uma ampla pesquisa com todos os egressos. Além dessa busca por informações atualizadas dos egressos, o PPGZ permanecerá na busca constantemente de valorizar e reconhecer os profissionais formados no PPGZ por meio da sua participação em seminários, debates, encontros, e outros eventos vivenciais que proporcionem espaços de reflexão crítica perante a comunidade acadêmica.
Desde a criação do PDIZ no ano 2000 até dezembro de 2020 onde houve a aprovação da fusão, foram produzidas 432 teses. No quadriênio 2021- 2024 foram defendidas 73 teses de doutorado. Estes dados ajudam a dimensionar e ilustrar a relevância do PPGZ para a construção do conhecimento científico e tecnológico do País. Dessa forma, o PPGZ continuará na missão do estamento universitário do Brasil e, em especial, da região Nordeste pela qualidade na formação de recursos humanos que disponibiliza para a sociedade, expresso pelo excelente desempenho de suas funções profissionais, tanto no campo da pesquisa quanto no campo do ensino.
Os dados de levantamento revelam que muitos dos egressos do doutorado desde o PDIZ até fusão do PPGZ em 2020 seguiram na carreira acadêmica (docência) e alguns já se encontram trabalhando como pesquisadores em instituições públicas ou privadas de pesquisa e/ou extensão.