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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-graduação em Zootecnia em Rede UFC-UFPB

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Planejamento estratégico PPGZ

Planejamento estratégico do Programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica ou artística.

Visão geral do planejamento estratégico

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) é um programa em rede que integra duas instituições de ensino superior de renome: a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este modelo permite sinergias institucionais que fortalecem a pesquisa, a formação de recursos humanos e a produção científica e tecnológica. O planejamento estratégico do PPGZ vigente, 2021-2028, foi construído a partir da articulação das diretrizes presentes nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) das duas universidades participantes, o que facilitou a criação de um direcionamento unificado e eficiente. O colegiado do PPGZ, composto por coordenadores, docentes e discentes das duas instituições, atuou de forma integrada para estabelecer uma orientação estratégica inclusiva e alinhada aos desafios e às oportunidades da área.

A UFC e a UFPB compartilham a missão de gerar, difundir e desenvolver ciência, tecnologia e inovação, promovendo cultura e pensamento crítico por meio do ensino, pesquisa e extensão. Comprometem-se com uma educação pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade, visando o desenvolvimento social. Ambas buscam reconhecimento nacional e internacional como universidades inovadoras e de excelência, sendo referências na gestão pública.Os princípios que orientam UFC e UFPB incluem ética, transparência, compromisso social, internacionalização, autonomia universitária, integração entre ensino, pesquisa e extensão, sustentabilidade, inovação, valorização dos servidores, democracia, inclusão, respeito à diversidade e dignidade humana, além de uma gestão democrática e participativa.

O planejamento estratégico do PPGZ está diretamente conectado a esses princípios e às diretrizes estabelecidas nos Planos de Desenvolvimento Institucional da UFC (2023-2027) e da UFPB (2024-2028). A missão do PPGZ é formar profissionais de excelência, gerar e difundir conhecimentos, bem como preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, alinhando-se às metas institucionais de ambas as universidades. O programa busca ser referência nacional, com relevante inserção internacional, na formação de profissionais de excelência, no desenvolvimento da ciência e da tecnologia e na promoção da inovação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

Diferentemente de outros programas isolados, o PPGZ, ao unir UFC e UFPB, facilita decisões e ações estratégicas, promovendo integração, otimização de recursos e um ambiente acadêmico dinâmico. Esse modelo potencializa os objetivos institucionais, oferecendo uma formação integrada com alto impacto social e científico.

Estudo prévio – diagnóstico

O planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) para o período de 2021-2028 iniciou-se com um diagnóstico abrangente do funcionamento do programa ao término do quadriênio 2017-2020, fundamentado na avaliação realizada pela CAPES. Esta análise destacou tanto os pontos fortes quanto as áreas que necessitam de aprimoramento. Entre os pontos fortes identificados, destacam-se a coerência e o equilíbrio das linhas de pesquisa e projetos, que demonstraram aderência à Área de Concentração do programa, com foco em Zootecnia e Recursos Pesqueiros. A matriz curricular mostrou-se bem estruturada, alinhada às linhas de pesquisa e à área de concentração, proporcionando uma formação ampla e integrada aos discentes. Ademais, as ementas e bibliografias das disciplinas estavam atualizadas, refletindo os avanços mais recentes na área, e a infraestrutura era considerada adequada, com acesso à internet, laboratórios bem equipados e autonomia para execução de projetos. O corpo docente também se destacou, com mais de 60% dos docentes permanentes dedicados integralmente às instituições, além de uma alta participação em atividades de formação e pesquisa.

Por outro lado, algumas fragilidades foram identificadas e necessitam ser abordadas, a ausência de um diagnóstico claro dos pontos fracos do programa, bem como das ações necessárias para saná-los. As políticas de manutenção e fomento dos pontos fortes estavam pouco definidas, e o plano de monitoramento apresentou-se genérico e pouco detalhado quanto ao alcance das metas e à implementação de ações corretivas e preventivas.

Na avaliação do quadriênio anterior, a comissão da CAPES recomendou o aprimoramento das estratégias de autoavaliação e monitoramento das ações do programa. Considerando que o PPGZ é fruto de uma fusão recente, ocorrida no final de 2020, e ainda se encontrava em período de transição, a comissão optou por não avaliar os Quesitos II (Formação) e III (Impacto na Sociedade).

Identidade do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ)

A primeira etapa do planejamento estratégico do PPGZ definiu sua identidade organizacional, alinhando missão, visão e valores aos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPB e UFC, considerando as demandas da Zootecnia e desafios regionais e nacionais. A missão do PPGZ é formar profissionais e pesquisadores de excelência, capacitados para gerar e difundir conhecimento, promovendo inovação científica e tecnológica, com foco no desenvolvimento sustentável da produção animal, bem-estar animal, eficiência produtiva e preservação ambiental.

O PPGZ busca ser referência nacional e internacional na formação de profissionais qualificados e na produção de conhecimento científico, fortalecendo sua inserção social e ampliando parcerias acadêmicas e institucionais. Seus valores incluem qualidade acadêmica, ética, inclusão, diversidade, sustentabilidade, inovação, interdisciplinaridade, transparência, cooperação institucional e responsabilidade social.

Desde 2021, o PPGZ, estruturado em rede entre UFPB e UFC, fortaleceu a integração institucional por meio de encontros presenciais e virtuais. O planejamento estratégico foi desenvolvido em reuniões presenciais entre coordenadores, criando um espaço permanente para discutir diretrizes e o desenvolvimento do programa. O Seminário Integrador, previsto no regimento, foi essencial para essa integração, envolvendo docentes e representantes estudantis das duas instituições, promovendo discussões sobre o direcionamento do programa e fortalecendo a cooperação acadêmica.

Com a pandemia de Covid-19 em 2021, o PPGZ adaptou suas atividades à nova realidade, utilizando ferramentas digitais para garantir a continuidade acadêmica e administrativa. Estabeleceu-se um calendário regular de reuniões online entre coordenadores, docentes e discentes, permitindo a atualização contínua do planejamento estratégico, mantendo a missão, visão e valores do programa. As câmaras de cada unidade realizaram reuniões regulares, gerando relatórios anuais sobre a produção técnico-científica, avaliação de disciplinas e atividades, assegurando comunicação eficiente entre as instituições.

As reuniões virtuais permitiram a revisão do regimento interno, refletindo o compromisso com a qualidade científica e a inserção social. O ambiente digital facilitou ações de autoavaliação, resultando na reavaliação do credenciamento de docentes e no aprimoramento das práticas pedagógicas. Plataformas digitais, como grupos de WhatsApp e compartilhamento em nuvem, garantiram um fluxo ágil de informações, intensificando a integração e o monitoramento das atividades.

O planejamento estratégico do PPGZ também incorporou o diagnóstico da avaliação quadrienal anterior da CAPES e uma análise institucional interna e externa após a fusão dos programas. Essa abordagem colaborativa e adaptativa permitiu ao PPGZ manter sua excelência, mesmo diante dos desafios da pandemia, fortalecendo a cooperação científica e o planejamento estratégico para o futuro.

Análise do Ambiente Interno e Externo do PPGZ

A análise ambiental do PPGZ foi conduzida para mapear as condições do ambiente institucional e externo, visando alinhar os objetivos estratégicos do programa à sua capacidade operacional. Essa análise considerou as mudanças no cenário educacional e científico durante o quadriênio 2021-2024, especialmente os impactos da pandemia de Covid-19, que exigiram adaptações rápidas e eficazes. Foram aplicados questionários (Google Forms) aos docentes e discentes das duas instituições, UFPB e UFC, para identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças do programa. Esse processo permitiu um diagnóstico detalhado do ambiente interno, destacando a qualificação do corpo docente, a infraestrutura disponível e o engajamento dos discentes. No ambiente externo, foram identificadas oportunidades de expansão da internacionalização e de parcerias com o setor produtivo, bem como desafios relacionados à instabilidade econômica e ao financiamento da pesquisa. Essa análise contínua, associada ao processo de autoavaliação institucional, orientou o desenvolvimento de ações estratégicas para o aprimoramento do PPGZ, garantindo sua evolução e alinhamento com as demandas sociais e científicas.

Ambiente Externo

A avaliação do ambiente externo considerou o ambiente político, econômico e social, e técnico e tecnológico. Entre as oportunidades identificadas, destacaram-se a disponibilidade de novas tecnologias, a demanda externa por novos processos e produtos, as parcerias com órgãos externos, a valorização da carreira acadêmica e da ciência pela sociedade, e a atuação de órgãos de fomento à pesquisa locais. Por outro lado, as ameaças mais relevantes apontadas foram a conjuntura econômica e política nacional, a quantidade insuficiente de bolsas de estudo e auxílios financeiros, os impactos da pandemia de Covid-19, e a atuação de órgãos reguladores como a CAPES e o MEC. Para mitigar essas ameaças, o PPGZ tem buscado ampliar suas parcerias com o setor produtivo, fortalecendo a inserção dos discentes no mercado de trabalho e promovendo a aplicação prática do conhecimento gerado. Além disso, o programa está investindo em estratégias de internacionalização, com o objetivo de diversificar suas fontes de financiamento e ampliar a visibilidade internacional da produção acadêmica, o que já se tornou uma realidade, evidenciada pela captação de recursos do exterior e pela grande expansão na produção qualificada envolvendo pesquisadores estrangeiros. Essas ações têm contribuído para fortalecer a resiliência do PPGZ diante das adversidades do ambiente externo, garantindo a continuidade do desenvolvimento acadêmico e científico do programa.

Com base nos dois diagnósticos realizados — o relatório da CAPES referente ao último quadriênio e a análise do ambiente interno e externo do Programa — este trabalho resultou na consolidação dos objetivos estratégicos e na definição de planos de ação para os dois quadriênios subsequentes (2021-2028), além do delineamento de metas futuras. Todo o processo é sustentado por um monitoramento contínuo e uma autoavaliação constante, que garantem a atualização e a eficácia das estratégias adotadas. O diagnóstico situacional, aliado a essa autoavaliação permanente, oferece uma base sólida para o desenvolvimento de ações que potencializam as fortalezas, mitigam as fragilidades, aproveitam as oportunidades e enfrentam os desafios. Assim, o PPGZ assegura sua sustentabilidade e reforça o compromisso com a excelência acadêmica e científica, tanto no presente quanto no futuro.

Objetivos estratégicos e planos de ação

Considerando as informações obtidas a partir do relatório da CAPES no último quadriênio e da análise do ambiente interno e externo do Programa, o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) definiu seus objetivos estratégicos e planos de ação com base no princípio que preconiza que os objetivos devem ser Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais. A natureza interinstitucional do PPGZ, envolvendo a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentou desafios específicos, mas também proporcionou oportunidades significativas de sinergia, fortalecendo a definição de objetivos comuns e alinhados às diretrizes institucionais, em conformidade com os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) das duas nucleadoras.

As estratégias definidas partiram da premissa de manter os pontos avaliados como “Muito Bom” nas análises anteriores e aprimorar os aspectos classificados como “Bom” ou “Regular”. O objetivo é obter, na próxima avaliação quadrienal, o conceito “Muito Bom” em todos os quesitos, elevando o Programa ao conceito 6 junto à CAPES.

Objetivos Estratégicos do PPGZ
  1. Formar profissionais altamente qualificados para a pesquisa e o magistério superior no campo da Zootecnia;
  2. Incentivar a pesquisa na área de Zootecnia, com ênfase em abordagens multi e interdisciplinares;
  3. Produzir, difundir e aplicar o conhecimento da Zootecnia na realidade econômica e cultural das regiões Nordeste e Norte;
  4. Promover a internacionalização do programa, fortalecendo a inserção internacional e a colaboração com instituições estrangeiras;
  5. Estimular a inovação tecnológica e a transferência de conhecimento para o setor produtivo.
Planejamento Estratégico do PPGZ -REDE(2021-2028)

O planejamento estratégico do PPGZ está embasado em três pilares fundamentais:

  1. Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Promoção de pesquisas inovadoras e interdisciplinares que contribuam para a resolução de desafios na Zootecnia, especialmente em regiões semiáridas;
  2. Excelência na Formação de Recursos Humanos: Assegurar a formação de mestres e doutores altamente qualificados para atender demandas do setor agropecuário e acadêmico;
  3. Infraestrutura e Internacionalização: Fortalecer as condições de pesquisa, ensino e colaborações internacionais para ampliar o impacto do programa.
Planos de Ação

Os planos de ação foram delineados para cada objetivo, com definição clara do que será feito, quando, por quem, onde, como e a que custo. Indicadores de desempenho e prazos foram estabelecidos para cada meta, com revisão periódica para garantir o alinhamento com as mudanças no ambiente acadêmico e político.

Metas de Curto Prazo (até 2024)

  1. Superar as limitações de infraestrutura por meio da captação de recursos adicionais e otimização dos recursos existentes;
  2. Ampliar em 20% a oferta de disciplinas ministradas em língua estrangeira;
  3. Aumentar em 25% o nível de intercâmbio internacional de docentes e discentes, estabelecendo novas parcerias com instituições estrangeiras;
  4. Modernizar a infraestrutura de tecnologia da informação, garantindo acesso de qualidade à internet e atualização dos softwares especializados;
  5. Implementar um sistema de acompanhamento sistemático de egressos, com foco na inserção no mercado de trabalho;
  6. Revisar e aprimorar os processos de autoavaliação e monitoramento do programa, garantindo maior transparência e eficiência;
  7. Atingir o conceito 6 junto à CAPES, consolidando a excelência acadêmica e científica do programa.

Metas de Médio Prazo (até 2028)

  1. Consolidar as parcerias internacionais e dobrar o número de publicações conjuntas com instituições estrangeiras;
  2. Aumentar em 30% a produção científica classificada nos estratos Qualis A1 e A2;
  3. Ampliar a participação de docentes e discentes em eventos científicos internacionais;
  4. Expandir a infraestrutura física e tecnológica para atender às demandas crescentes de pesquisa e extensão.

Metas de Longo Prazo (após 2028)

  1. Tornar o PPGZ uma referência nacional e internacional na área de Zootecnia;
  2. Garantir a sustentabilidade financeira do programa por meio da diversificação de fontes de financiamento;
  3. Ampliar significativamente o impacto social e econômico das pesquisas desenvolvidas, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional;
  4. Ampliar em 30% o número de patentes depositadas;
  5. Aumentar em 50% o número de projetos em parcerias com empresas;
  6. Aumentar em 10% o número de doutores em Zootecnia na região Nordeste do Brasil;
  7. Aumentar em dez vezes o número de egressos atuando em empresas
  8. Aumentar em cinco vezes o número de egressos empreendedores na área de Zootecnia.

Monitoramento e Avaliação

O PPGZ realiza o monitoramento contínuo de suas ações por meio de autoavaliações e análise de indicadores de desempenho. Mecanismos eficientes de comunicação interna, como plataformas digitais e relatórios periódicos, garantem a troca de informações. Reuniões mensais do colegiado e encontros semestrais das câmaras de áreas possibilitam a revisão constante dos objetivos e adaptação das estratégias. O Seminário Integrador anual e a autoavaliação institucional fortalecem esse processo de reflexão contínua.

Diversas metas de curto prazo foram atingidas ou estão em andamento, como o aumento das parcerias internacionais, que ampliou a mobilidade de docentes e discentes, trouxe professores estrangeiros, inseriu alunos internacionais no programa e expandiu doutorados sanduíche e pós-doutoramentos no exterior. Isso também resultou em maior captação de recursos internacionais, fortalecendo a infraestrutura e as atividades acadêmicas do programa.

A atualização da infraestrutura tecnológica, com melhorias na rede cabeada e Wi-Fi, proporcionou um ambiente mais eficiente para as atividades acadêmicas. O programa expandiu a oferta de disciplinas em línguas estrangeiras, promovendo a internacionalização do currículo. O sistema de acompanhamento de egressos foi ampliado e institucionalizado, permitindo um monitoramento mais eficaz do impacto do programa na formação de profissionais qualificados.

Os métodos de autoavaliação e monitoramento foram revisados e integrados às práticas institucionais, aumentando a transparência e a eficácia no acompanhamento do desempenho acadêmico e administrativo. Para enfrentar limitações orçamentárias e expandir a infraestrutura, o PPGZ implementou estratégias de captação de recursos adicionais, planejando projetos estruturantes com foco em órgãos públicos, emendas governamentais e parcerias privadas.

Essas ações, alinhadas às metas do quadriênio, são evidenciadas neste relatório por métricas quantitativas. O compromisso do PPGZ é garantir melhorias significativas que reflitam na próxima avaliação, buscando consolidar a qualidade das atividades e alcançar o conceito 6 na CAPES, fortalecendo sua posição no cenário nacional e internacional.

Eixos estratégicos do planejamento do Programa
Programa, corpo docente e ensino

O PPGZ destaca-se pela excelência acadêmica, contando com 28 docentes no quadriênio 2021-2024, sendo 21 permanentes, 5 colaboradores e 2 jovens docentes permanentes, atuando principalmente nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária. Mais de 85% dos docentes permanentes são bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, refletindo a alta qualidade científica do Programa. O PPGZ valoriza a diversidade de especialidades, a dedicação exclusiva e a integração com setores públicos e privados. A fusão em 2020 consolidou uma única área de concentração com duas linhas de pesquisa, alinhadas às demandas do setor produtivo.

O planejamento estratégico e a autoavaliação do PPGZ identificaram pontos fortes, oportunidades e desafios que orientam suas metas. Entre os pontos fortes, destacam-se a alta qualificação dos docentes, a integração com o setor produtivo e a aplicação prática das pesquisas. O Programa incentiva a renovação do corpo docente através de pós-doutorados no exterior, uso de metodologias ativas, ferramentas digitais, interação com outros programas e políticas contínuas de credenciamento. A crescente demanda por profissionais especializados também abre oportunidades para parcerias, inovação e avanço do conhecimento.

Entretanto, o PPGZ enfrenta desafios, como a redução de editais e bolsas que afetam o financiamento e a formação de recursos humanos. Para superar esses desafios, o PPGZ estabeleceu metas voltadas para a formação de mestres e doutores, integração internacional e desenvolvimento de disciplinas em áreas emergentes. As estratégias incluem a atualização curricular com disciplinas bilíngues, adoção de metodologias ativas e incentivo à participação em eventos internacionais. O Programa busca ampliar parcerias com instituições estrangeiras, atrair estudantes internacionais e aumentar o número de estágios pós-doutorais em centros de excelência.

O fortalecimento da pesquisa é uma prioridade, com incentivo a projetos em linhas consolidadas, criação de novas áreas de estudo e aumento da produção científica em periódicos de alto impacto. A captação de recursos será impulsionada pelo crescimento no número de docentes bolsistas de produtividade, melhoria da infraestrutura e parcerias com agências de fomento e empresas. A interação com o setor privado será ampliada por meio da implementação de laboratórios de campo. Por fim, a disseminação do conhecimento será intensificada através da divulgação dos resultados em congressos e redes sociais, ampliando o impacto científico e social do PPGZ.

Infraestrutura e recursos para pesquisa

O PPGZ, em rede entre UFPB e UFC, dispõe de infraestrutura robusta, com laboratórios bem equipados, unidades experimentais especializadas, bibliotecas atualizadas e ampla conectividade, incluindo rede Wi-Fi expandida para colaborações internacionais. As unidades experimentais, como as fazendas no brejo paraibano e no semiárido nordestino, são essenciais para pesquisas em diferentes ambientes. Entretanto, o Programa enfrenta desafios, como a falta de espaços exclusivos para pós-graduandos, necessidade de modernização das fazendas e ameaças externas, como restrições orçamentárias e redução de verbas para manutenção.

Para superar esses desafios, o PPGZ estabeleceu metas como manutenções programadas em equipamentos, criação de espaços exclusivos para pós-graduandos na UFPB e UFC, modernização das unidades experimentais e criação de uma central analítica para otimização das análises laboratoriais.

As estratégias incluem o planejamento de projetos estruturantes, submissão de propostas a agências de fomento (CAPES, CNPq, FUNCAP, FAPESQ, FINEP), busca de parcerias com a iniciativa privada e emendas parlamentares para de infraestrutura. O Programa também pretende firmar convênios com empresas para cofinanciamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, fortalecendo a conexão com o setor produtivo. Além disso, será promovido o uso compartilhado de laboratórios com outros departamentos e programas de pós-graduação, otimizando recursos e incentivando a interdisciplinaridade.

Produção Intelectual e Técnica

A produção intelectual do PPGZ-RECE no período de 2021 a 2024, evidenciou sua solidez acadêmica, relevância científica e impacto crescente no cenário nacional e internacional. O Programa adotou diversas estratégias para fortalecer a qualidade das pesquisas e ampliar sua visibilidade global, consolidando-se como uma referência na área.

O PPGZ avançou ao incentivar publicações em periódicos de alto impacto, com editais focados em revistas internacionais. Como resultado, mais de 90% dos artigos foram publicados em inglês, ampliando o alcance do conhecimento. Também houve estímulo à participação de docentes e discentes em eventos internacionais, fortalecendo o intercâmbio científico e redes de colaboração globais.

O PPGZ destacou-se pelo estímulo à inovação tecnológica e ao desenvolvimento de modelos de manejo aplicados à Zootecnia, resultando no aumento de patentes registradas. A integração entre pesquisa acadêmica e setor produtivo fortaleceu a transferência de tecnologia e soluções para o agronegócio. UFPB e UFC se destacaram nacionalmente pelo número de patentes, evidenciando o alinhamento estratégico das instituições e a vocação do Programa para a inovação, contribuindo diretamente para o avanço do setor.

A produção técnica do O PPGZ foi intensificada por editais institucionais que incentivaram a elaboração de livros, manuais, guias técnicos e cursos de extensão, focados na capacitação de profissionais do setor agropecuário. Essas ações ampliaram o impacto social do Programa, disseminando o conhecimento técnico-científico além do ambiente acadêmico e reforçando o compromisso com a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento sustentável da Zootecnia.

Internacionalização

O PPGZ implementou, a partir de seu planejamento estratégico, ações voltadas ao fortalecimento institucional e à internacionalização, ampliando sua relevância científica e presença no cenário acadêmico global. Destacam-se o incentivo à participação de docentes em estágios pós-doutorais, discentes em doutorados sanduíche no exterior, o aumento de visitas de pesquisadores estrangeiros e a chegada de alunos internacionais. Essas iniciativas promovem a capacitação contínua do corpo docente e discente, além de estabelecer parcerias estratégicas para o intercâmbio de conhecimentos, metodologias e tecnologias inovadoras.

O Programa definiu como meta que 85% da produção intelectual fosse publicada em periódicos de alto impacto internacional. Para isso, criou políticas de apoio à publicação e à participação em eventos científicos globais, além de buscar recursos por meio de editais da UFC, FUNCAP, CAPES e CNPq para fortalecer a infraestrutura de pesquisa e ensino.

O PPGZ ampliou sua rede de colaboração com programas nacionais de excelência (CAPES 6 e 7), promovendo intercâmbio de discentes e pesquisas de alto impacto. O incentivo ao inglês acadêmico foi fundamental, com participação no Idiomas sem Fronteiras (NucLi/UFC) e apoio da Agência UFPB de Cooperação Internacional. A criação do Laboratório de Línguas ofereceu suporte em provas de proficiência, tradução de editais e divulgação acadêmica em inglês, facilitando o acesso de pesquisadores estrangeiros ao Programa.

As ações do PPGZ ampliaram a mobilidade acadêmica, fortaleceram parcerias globais e qualificaram recursos humanos, elevando a qualidade de dissertações e teses. O Programa consolidou-se como centro de excelência na formação profissional e produção de conhecimento com impacto nacional e internacional. Essas iniciativas alinharam-se às políticas de internacionalização da UFPB e UFC, promovendo editais de mobilidade, atração de pesquisadores visitantes e colaboração em projetos financiados internacionalmente.

Extensão

As atividades de extensão do PPGZ são essenciais para a integração entre universidade e sociedade, promovendo a disseminação do conhecimento, a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento regional. Os docentes atuam de forma diversificada, coordenando eventos e cursos técnico-científicos, participando de seminários, palestras, debates e prestando consultorias técnicas, aproximando a pesquisa acadêmica das demandas sociais. A atuação em veículos de comunicação, como rádio, TV e jornais, amplia a visibilidade das iniciativas e fortalece a presença da universidade na sociedade.

Entre 2021-2024, a autoavaliação do PPGZ destacou a diversidade na formação dos docentes, favorecendo abordagens interdisciplinares, e a excelência da infraestrutura, com laboratórios, fazendas experimentais e auditórios adequados. A integração entre graduação e pós-graduação fortaleceu as ações de extensão, enquanto o suporte da PROEX, do CENEx e a oferta de editais e bolsas específicas impulsionaram o número e o impacto das iniciativas.

O reconhecimento das atividades de extensão por agências como a CAPES destaca sua importância na formação acadêmica e no impacto social, enquanto a demanda por profissionais especializados impulsiona sua expansão. No entanto, desafios persistem, como a falta de registro sistemático no Currículo Lattes, a necessidade de maior integração com o setor privado e o reconhecimento limitado no credenciamento docente.

Para superar esses desafios, o PPGZ definiu estratégias como incentivar a participação em editais extensionistas, promover parcerias com o setor privado, valorizar a extensão no credenciamento e estimular a atualização dos Currículos Lattes. O Programa também investe na ampliação da divulgação das atividades para aumentar seu impacto acadêmico e social.

Inclusão, Diversidade e Bem-Estar acadêmico

O PPGZ se destaca pelo compromisso com a inclusão, diversidade e bem-estar acadêmico, promovendo ações que integram e apoiam seus discentes. Entre as iniciativas, destacam-se a acolhida semestral de novos alunos, reuniões periódicas com representantes estudantis e o fortalecimento do diálogo entre discentes e coordenação para aprimorar as atividades acadêmicas. O Programa valoriza a diversidade cultural e epistemológica por meio da integração à Rede Encontro de Saberes, que reconhece e incorpora saberes tradicionais de comunidades quilombolas, indígenas e urbanas. Essa participação promove o diálogo entre o conhecimento científico e as práticas culturais dessas populações, alinhando o PPGZ às diretrizes institucionais de inclusão e diversidade da UFPB e da UFC.

O PPGZ incentiva a inserção de discentes oriundos de comunidades tradicionais, promovendo pesquisas que abordam práticas sustentáveis de manejo animal, preservação de raças nativas e impactos das mudanças climáticas em sistemas tradicionais. As ações afirmativas nos editais garantem vagas para candidatos em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a equidade no acesso à pós-graduação.

O bem-estar dos estudantes é priorizado com o oferecimento de assistência psicológica institucional e o apoio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), que garante um ambiente acadêmico inclusivo e acessível. O projeto “Para Além da Sala de Aula” amplia as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, promovendo atividades esportivas, voluntariado, campanhas sociais e espaços de acolhimento, focando no equilíbrio emocional e saúde mental dos discentes.
Entre as ações recentes, destacam-se a campanha de doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, parcerias com a APAE e o Recanto dos Idosos, e os Jogos Interclasse, que integram alunos da graduação e pós-graduação, promovendo o espírito de equipe e reduzindo o estresse.

As iniciativas do O PPGZ, definidas a partir da autoavaliação e do planejamento estratégico, priorizam a inserção social, o impacto comunitário e o bem-estar emocional dos discentes. O Programa reafirma seu compromisso com a formação de profissionais tecnicamente capacitados, socialmente engajados e emocionalmente equilibrados, promovendo uma ciência inclusiva, democrática e voltada ao desenvolvimento sustentável, à justiça social e à qualidade de vida dos alunos.

Articulação com o planejamento institucional

Embora a articulação entre o planejamento estratégico do O PPGZ e o planejamento institucional já estejam evidenciadas ao longo do tópico 1.3 deste relatório, é importante destacá-la de forma explícita. O planejamento estratégico do PPGZ (2021-2028) está plenamente integrado aos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC (2023-2027) e da UFPB (2024-2028), assegurando alinhamento, coerência e suporte institucional. Essa integração promove sinergia entre as iniciativas do Programa e as diretrizes das instituições nucleadoras, com foco na formação de pós-graduandos, pesquisa aplicada e inovação tecnológica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional e nacional.

O PPGZ promove colaborações estratégicas com instituições internacionais, incentivando intercâmbios acadêmicos e científicos, alinhando-se aos objetivos de internacionalização dos PDIs. O Programa busca ativamente financiamentos nacionais e internacionais para aquisição de equipamentos, pesquisa inovadora e mobilidade de docentes e discentes, refletindo as metas institucionais de incentivo à pesquisa e inovação.

Os discentes, em conjunto com seus orientadores, elaboram planejamentos detalhados de disciplinas e projetos de pesquisa, apresentados na disciplina Seminário para discussão e aprimoramento, promovendo uma formação estruturada em sintonia com as diretrizes institucionais. O Plano Global de Atividades incentiva doutorandos a planejarem experiências internacionais, resultando em um aumento significativo de estágios no exterior e fortalecimento das redes de pesquisa.

O PPGZ busca simplificar procedimentos administrativos para facilitar parcerias e projetos internacionais, eliminando barreiras burocráticas. Esse compromisso com a internacionalização é reforçado pela criação da PROINTER na UFC e da Agência UFPB de Cooperação Internacional, que consolidam a centralidade da internacionalização nas universidades. O Programa também adapta suas estruturas curriculares a modelos internacionais, garantindo integração com programas de excelência global, oferecendo suporte acadêmico e logístico a professores e alunos estrangeiros, e orientando membros da UFC e UFPB em missões ao exterior. O foco inclui a criação de programas de cooperação internacional com ênfase em dupla titulação, intercâmbios e redes acadêmicas globais. O PPGZ incentiva projetos e convênios com instituições internacionais e a realização de eventos científicos na UFC e UFPB, promovendo intercâmbio e visibilidade global. A internacionalização é reforçada pelo aprendizado de línguas, atualização curricular e apropriação crítica de culturas e técnicas. O Programa também estimula a orientação compartilhada, com participação ativa de pesquisadores estrangeiros na formação dos alunos.

Política de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento

A política de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento do PPGZ é conduzida de forma criteriosa, estruturada e transparente, reafirmando o compromisso do programa com a excelência acadêmica e a constante renovação do quadro docente. Desde antes da fusão dos programas PPGZ e PDIZ, que originaram o atual PPGZ em 2020, o programa tem priorizado a inserção de novas metodologias e perspectivas, com destaque para a adoção de comitês de orientação e a inclusão de Jovens Docentes Permanentes (JDP).

Em 2021, após a definição do planejamento estratégico, foi realizado um abrangente processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento, alinhado às metas do O PPGZ. Esse processo foi repetido de forma antecipada para o próximo quadriênio (2025-2028), reforçando o compromisso com a qualidade acadêmica. Todo o processo é conduzido de forma transparente e amplamente publicizado, com editais detalhados que descrevem claramente os critérios, etapas e prazos, garantindo equidade, rigor e ampla participação da comunidade acadêmica.

Embora o O PPGZ tenha conceito 5 na CAPES, o programa exige que seus docentes atendam a métricas compatíveis com programas de conceito 6, promovendo uma produção acadêmica robusta, participação em projetos de alto impacto e inserção em redes de colaboração nacionais e internacionais. Além disso, é obrigatória a oferta de disciplinas atualizadas e alinhadas às linhas de pesquisa do programa, garantindo a integração entre ensino e pesquisa.

O programa estimula a renovação do corpo docente com a adoção de comitês de orientação que incluem coorientadores, geralmente docentes recém-contratados ou colaboradores. No quadriênio 2021-2024, essa política foi fortalecida com a inclusão de dois JDPs, que contribuíram para a dinamicidade acadêmica do programa.

O credenciamento de novos docentes é baseado em critérios rigorosos, como produção científica recente e relevante, participação em projetos financiados, experiência em orientação de pós-graduandos e inserção em redes de colaboração. O PPGZ prioriza a entrada de Jovens Docentes, promovendo a renovação do quadro e a incorporação de novas áreas de conhecimento.

O descredenciamento é aplicado quando o docente não cumpre critérios mínimos de produtividade e participação, como ausência de publicações qualificadas, falta de orientação de alunos, não participação em atividades acadêmicas e administrativas do programa e o não atendimento às métricas exigidas para programas com conceito 6. Essas avaliações são realizadas periodicamente, assegurando um quadro docente ativo e comprometido.

O recredenciamento está condicionado à manutenção de alta produção acadêmica, participação efetiva em projetos financiados, atuação em redes de colaboração, captação de recursos e envolvimento em atividades de internacionalização.

O PPGZ adota medidas proativas para atrair e manter Jovens Docentes, oferecendo apoio para submissão de projetos em parceria com pesquisadores consolidados, coorientação de alunos, incentivos para publicações em periódicos de alto impacto e participação em eventos nacionais e internacionais. Essas estratégias garantem a renovação do conhecimento, a inovação acadêmica e o dinamismo do programa, assegurando sua excelência contínua.

Perspectivas para o futuro

Com base nos avanços de 2021-2024 e no planejamento até 2028, o O PPGZ busca consolidar-se como referência nacional e internacional, com foco em inovação científica, responsabilidade social e sustentabilidade. As ações são monitoradas continuamente para garantir eficiência e adaptação às novas demandas.

O programa visa ampliar parcerias nacionais e internacionais, fortalecer redes científicas globais e aprofundar colaborações em áreas como sustentabilidade, bem-estar animal e humano (One Welfare) e tecnologias agropecuárias inovadoras. A pesquisa será orientada pelos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, destacando produção responsável, ação climática, vida terrestre e saúde e bem-estar.
Investimentos na modernização da infraestrutura, expansão de laboratórios e desenvolvimento de fazendas experimentais sustentáveis garantirão a qualidade da formação e das pesquisas. A internacionalização será intensificada por meio de intercâmbios, participação em eventos globais e publicações de alto impacto.Essas metas, integradas a um sistema contínuo de avaliação, reafirmam o compromisso do PPGZ com a excelência acadêmica, inovação e responsabilidade social, promovendo uma formação alinhada aos desafios globais.

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