NEEF promove treinamento para uso da plataforma PHYWEB

Data de publicação: 30 de março de 2019. Categoria: Notícias

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura – NEEF/DZ/CCA/UFC promoveu o treinamento em Modelagem aplicada a ecossistemas pastoris usando a plataforma PHYWEB, de 10 a 14 de dezembro de 2018, no Laboratório de Geoprocessamento – DENA/CCA/UFC, em Fortaleza – CE. O treinamento foi ministrado pelo professor Jay Peter Angerer do Blackland Research and Extension Center/Texas A&M University – TAMU, Texas. Atualmente, a pesquisa do professor Jay Angerer concentra-se no uso de imagens de satélite e modelos de simulação para construção de sistemas de suporte que auxiliem na tomada de decisão, a fim de melhorar a gestão da pecuária e manejo de pastagens naturais. O treinamento foi realizado com o objetivo de capacitar pesquisadores, pós-graduandos e graduandos para o uso da plataforma PHYWEB. Além dos estudantes do CCA/UFC, o treinamento contou com a participação da pesquisadora Ana Clara Rodrigues Cavalcante, da Embrapa Caprinos e Ovinos e dos pós-graduandos Juliano Henriques da Motta e Vitor Hugo Maués Macedo, dos Programas de Pós-graduação em Zootecnia da UFRGS e de Saúde e Produção Animal na Amazônia (PPPGSPAA/UFRA), respectivamente. O treinamento totalizou 40 horas, com conteúdo teórico e uso prático da plataforma, quando foram abordados temas como: introdução, aplicação de modelos de simulação para pesquisa em pastagens, parâmetros PHYWEB relacionados ao solo, planta, pastejo, clima, inserção de dados na plataforma PHYWEB para realizar simulações, estudo de casos no Semiárido Brasileiro. O PHYWEB é a versão web do PHYGROW, que é um modelo de simulação que usa informações de clima, vegetação, solo e pastejo para simular crescimento, consumo de forragem e processos hidrológicos. O modelo foi projetado para ser integrado a uma ampla base de dados de clima e vegetação e poder simular o pastejo sob diferentes sistemas de manejo e taxas de lotação. Com isso, permite aos usuários calibrar, validar e parametrizar modelos. Além de facilitar a visualização dos dados, o PHYWEB também roda as simulações mais rapidamente (capacidade para realizar 33000 simulações em 4 horas). Este treinamento foi uma grande oportunidade para os participantes conhecerem a fundamentação teórica e a aplicação prática dessa ferramenta, bem como discutir o uso da mesma em projetos que estão em andamento no CCA UFC. Além disso, foi um momento importante para consolidar a parceria entre a UFC, a TAMU e entre os Departamentos de Zootecnia e de Engenharia Agrícola do CCA/UFC.

Franciely de Oliveira Costa, doutora em Zootecnia

Mais informações: (85) 3366-9711, www.neef.ufc.br, magno@ufc.br (Prof. Magno Cândido)