Seleção para admissão ao semestre 2022.1 do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Data de publicação: 6 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia faz saber que estarão abertas, no período de 06 a 31 de dezembro de 2021, as inscrições para a seleção ao Mestrado e ao Doutorado em Zootecnia, para o preenchimento de até 10 (dez) vagas de Mestrado e 06 (seis) vagas de Doutorado, com Área de concentração em Zootecnia, distribuídas nas áreas de estudos a seguir indicadas nas duas linhas de Pesquisa:

Linha 1 – Produção de Não Ruminantes: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos relacionados a nutrição de aves, suínos, coelhos e outras espécies não ruminantes de importância econômica. Para tanto serão desenvolvidas pesquisas relacionadas aos aspectos do metabolismo e parâmetros digestivos, a avaliação de alimentos convencionais e alternativos, a determinação de exigências nutricionais; a avaliação de aditivos dietéticos. Essa linha inclui pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de processos de produção baseados na utilização das ferramentas de nutrição e alimentação, manejo, reprodução e melhoramento animal, bioclimatologia, comportamento, bem-estar animal e a qualidade dos produtos de origem animal. No que se refere a abelhas, focará em pesquisas sobre criação e manejo de espécies nativas e exóticas, exploração de seus produtos e serviços na polinização agrícola.

Linha 2 – Produção de Ruminantes, Forragicultura e Pastagens: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos que avaliam as características químicas e nutricionais de alimentos convencionais e alternativos na alimentação de ruminantes; avaliação de produtos de origem animal, como a qualidade da carne e do leite; estabelecimento das exigências nutricionais de bovinos, ovinos e caprinos. A linha aborda também a avaliação de forrageiras nativas e exóticas e novos acessos com grande potencial para utilização como forragem. Essa linha inclui pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de processos de produção baseados na utilização das ferramentas de alimentação, manejo, reprodução e melhoramento animal, bioclimatologia, comportamento, bem-estar animal, a qualidade dos produtos de origem animal e técnicas de manejo que maximizem a produção, valor nutricional e a persistência de forrageiras nativas e exóticas.