PortuguêsEnglish

Apresentação

O Programa de Pós-graduação Integrado em Zootecnia (PPGIZ) é formado pela associação entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Paraíba, por intermédio da fusão de três programas de Pós-graduação, quais sejam o Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZ/UFC, mestrado acadêmico), o Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZ/UFPB, mestrado acadêmico) e o Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da UFC e UFPB (PDIZ, doutorado acadêmico).

O PPGIZ apresenta uma proposta de estrutura curricular atualizada e integrada para os cursos de Mestrado e Doutorado, com vistas ao aproveitamento das potencialidades das Universidades Federais do Ceará e da Paraíba (UFC e UFPB), onde o Programa se configura como a consolidação de uma parceria interinstitucional de sucesso, representando um programa de excelência em nível regional e nacional.

O PPGIZ proporciona a todos os envolvidos os benefícios de toda infraestrutura das duas instituições parceiras, da capacidade comprovada do seu corpo docente, com um número considerável de pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, com inserção internacional efetiva e em expansão, além de um forte impacto social regional, que vem fomentado sobremaneira a cadeia produtiva do nordeste brasileiro.

O Programa de Pós-graduação Integrado em Zootecnia objetiva a capacitação do profissional para o magistério superior e para a pesquisa, qualificando-o e habilitando-o, na teoria e na prática, para o desenvolvimento de projetos que visem solucionar os problemas da Ciência Animal. As durações máximas dos cursos de mestrado e doutorado em Zootecnia são de 24 e 48 meses, respectivamente, ambos sendo em regime de dedicação exclusiva.

Esse Programa não só irá capacitar como também proporcionar o crescimento acadêmico-científico no domínio de cada área, desde tópicos específicos do conhecimento fundamental até aqueles associados a temas práticos e tecnológicos do agronegócio. O PPGIZ tem como meta alcançar excelência no ensino de pós-graduação e na pesquisa na área de Zootecnia por meio de reconhecimento nacional e internacional com geração e difusão de conhecimento científico, bem como competência na formação de profissionais capacitados e formadores de opinião.