PortuguêsEnglish

Linhas de Pesquisa

1. Produção de Não Ruminantes

Estudos relacionados à nutrição de aves, suínos, coelhos e outras espécies não ruminantes de importância econômica. Para tanto serão desenvolvidas pesquisas relacionadas aos aspectos do metabolismo e parâmetros digestivos, à avaliação de alimentos convencionais e alternativos, à determinação de exigências nutricionais; à avaliação de aditivos dietéticos, dentre outras.

Estarão inclusas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de processos de produção baseados na utilização das ferramentas de nutrição e alimentação, manejo, reprodução, melhoramento animal, bioclimatologia, comportamento, bem-estar animal e a qualidade dos produtos de origem animal. No que se refere às abelhas, focará em pesquisas sobre criação e manejo de espécies nativas e exóticas, exploração de seus produtos e serviços na polinização agrícola.

2. Produção de Ruminantes, Forragicultura e Pastagens

Estudos para avaliar as características químicas e nutricionais de alimentos convencionais e alternativos na alimentação de ruminantes; avaliação de produtos de origem animal, como a qualidade da carne e do leite; estabelecimento das exigências nutricionais de bovinos, ovinos e caprinos.

Nessa linha de pesquisa serão abordados também aspectos sobre a avaliação de forrageiras nativas e exóticas com grande potencial para utilização como forragem. Incluirá pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de processos de produção baseados na utilização das ferramentas de alimentação, manejo, reprodução, melhoramento animal, bioclimatologia, comportamento, bem-estar animal, a qualidade dos produtos de origem animal e técnicas de manejo que maximizem a produção, valor nutricional e a persistência de forrageiras nativas e exóticas.